escreva o que procura.

Envolver comunidades

ATIVIDADES COM ESCOLAS

O Parque Marinho tem chegado de forma regular à comunidade educativa, promovendo a sensibilização para a necessidade de proteger este mar especial. Através do Programa BIOMARES e recorrendo ao Museu Oceanográfico como base, realizaram-se ações dirigidas a professores e alunos de diversos níveis de ensino. Adultos, crianças e jovens têm tido a oportunidade de “mergulhar” nesta área protegida, conhecer os habitantes do Parque Marinho e os seus modos de vida, compreender o que é uma área marinha protegida e como é gerida, e a necessidade de proteger esta zona única no país garantindo ainda a sustentabilidade das atividades que aqui ocorrem.

Saiba mais

CAMPANHAS DE SENSIBILIZAÇÃO

Só com o envolvimento e sensibilização dos vários utilizadores do Parque Marinho se conseguem concretizar os objetivos de conservação. Desta forma, é particularmente importante disseminar informação sobre o Parque Marinho e realizar ações de sensibilização dirigidas a diversos públicos-alvo, como a comunidade local, os utilizadores das praias, pescadores, mergulhadores e navegadores de recreio. Nos últimos anos têm-se realizado várias campanhas de sensibilização destinadas a divulgar e promover boas-práticas para a conservação e gestão do Parque Marinho.

Saiba mais

MUSEU OCEANOGRÁFICO

Instalado no Forte de Santa Maria, o Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida é a sede do Parque Marinho e permite aos seus visitantes usufruírem da paisagem única da costa da Arrábida em todo o seu esplendor. O Museu integra a exposição “Arrábida: um laboratório natural para o estudo do oceano”, inaugurada em 2021, sob a premissa de dar a conhecer a história da oceanografia em Portugal, com especial ênfase no mar especial da Arrábida. É também neste espaço privilegiado que se desenvolvem muitas das atividades ligadas à investigação científica, às campanhas de sensibilização e às atividades com as escolas.

Saiba mais